Autora: Carolina de Almeida Pereira
Orientador: Leonardo Cavalcanti da Silva
Instituição: ELA/Universidade de Braília (UnB)
Ano de conclusão: 2019

Esta dissertação analisa o conceito de projeto migratório e sua aplicação no estudo dos movimentos migratórios de haitianos a partir do aumento do número de imigrantes deste coletivo que chegaram ao Brasil desde o início desta década. A ocorrência do terremoto no Haiti em 2010, que devastou grande parte da infraestrutura do país e culminou para a intensificação da crise socioeconômica que o país enfrentava, associado ao crescimento econômico do Brasil no período e sua maior participação em acordos de cooperação e de defesa dos direitos humanitários, se apresentaram como as principais motivações para o aumento deste fluxo de acordo com o alinhamento macroestrutural. No entanto, para além desses elementos buscou-se analisar os aspectos microestruturais presentes nos relatos dos imigrantes investigando quais fatores os motivaram a migrar e escolher o Brasil como país de destino. Foi observado que os aspectos microestruturais evidenciados pelas relações interpessoais e familiares tiveram preponderância sobre os macroestruturais, embora estes permaneçam como pano de fundo de todo este padrão migratório evidenciado pelo fenômeno da diáspora haitiana. O referencial teórico adotado envolve a perspectiva da migração internacional nas ciências sociais partindo dos conceitos de projeto migratório e diáspora haitiana, e passando por teorias que fundamentam toda essas experiência como o transnacionalismo, redes migratórias e retorno. Foi realizada pesquisa de campo para coleta dos relatos por meio da realização de grupo focal e também de entrevistas individuai semi- estruturadas em Curitiba – PR, em 2018, com imigrantes do contingente de haitianos vindos ao Brasil entre 2010 e 2018.