24 de Agosto de 2022

Circularidade e retorno em contexto de crise: o caso haitiano no Brasil

DATA: 21 de novembro 2019
Local: Dept. de Estudos Latino-americanos (ELA)
Sala Roberto Cardoso de Oliveira

9h – 10h30 – Circularidade e retorno em contexto de crise: o caso haitiano no Brasil (resultados projeto de pesquisa LAEMI)

Lorena Pereda (Pesquisadora do LAEMI /Mestre em Ciências Sociais pelo ELA
Susana Martínez (Pesquisadora do LAEMI /Doutoranda em Ciências Sociais pelo ELA
Kassoum Dieme (Pesquisador do LAEMI /Doutorando em Ciências Sociais pelo ELA

Debatedora: Rafaella Theis ( Doutoranda em Sociologia pela UFPR)

10h30-12h. Mesa de pesquisas: Imigração haitiana

Ana Júlia Guilherme (Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR).
– Imigrantes haitianos e senegaleses: estratégias de trabalho no Rio Grande do Sul

Márcio de Oliveira ( Professor de Sociologia da UFPR).
– Os conceitos de Habitus imigrante e Capital de Mobilidade nos estudos migratórios: o caso de um jovem haitiano no Brasil

Debatedora: Christiane Coêlho (Professora de Sociologia da UnB)

CHAMADA DOSSIÊ “El sistema de protección internacional de los refugiados y su aplicación en América Latina. Contradicciones y tensiones entre el derecho internacional y la soberanía estatal”.

Coordenadoras do dossiê:
Carmen Gómez (FLACSO-ECUADOR)
Gabriela Malo (MA School of AdvancedStudy, Universidad de Londres, Reino Unido)
Prazo: 10 de outubro de 2019

Para mais informações acesse http://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/announcement/view/142

O GUIA DE CINEMA E MIGRAÇÕES TRANSNACIONAIS publicado pela editora da UFRR está disponível para acesso livre e download gratuito no link abaixo

Políticas e experiências de Acolhida

Data: Terça-feira, 18 de junho de 2019
Local: Auditório Joaquim Nabuco, Faculdade de Direito (FD), Universidade de Brasília (UnB)
Hora: 9h-16:30h
Inscriçãohttps://forms.gle/HgmUwjM1xZiFEe4z6 (Será fornecido certificado de participação)

A MONÇÕES – Revista de Relações Internacionais da UFGD em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello/ACNUR da UFGD promove o dossiê “Deslocamentos populacionais, migrações de crise e refugiados”, convidando pesquisadoras e pesquisadores a apresentarem trabalhos sobre a Governança das migrações internacionais, o Direito Internacional dos Refugiados e os Pactos globais sobre migração e refúgio, Deslocamentos populacionais e assentamentos humanos, Instrumentos regionais para recepção e regularização de migrantes e refugiados, Migrantes e refugiados ambientais, Políticas públicas de integração e interiorização de migrantes e refugiados, bem como demais objetos correlatos à temática. Os artigos devem ser enviados até 19 de maio de 2019 de acordo com as normas previstas em: Author Guidelines.
O dossiê será publicado no Volume 08, número 15 da Revista Monções, em Agosto de 2019. A Revista Monções está classificada com o QUALIS A2 na área Interdisciplinar e QUALIS B2 na área de Ciência Política Relações Internacionais. Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou diretamente com os organizadores do dossiê, prof. Hermes Moreira Jr. (UFGD) e prof. Marco Aurélio Machado de Oliveira (UFMS-Corumbá).

Para mais informações acesse:

Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas ISSN1984-1639. Vol 13, N. 1 (2019) Migrações contemporâneas na América Latina e Europa em perspectiva comparada

VOLUME 13, Nº 1 (2019)

• Submissão de resumos expandidos: 10 de maio de 2019
  • Divulgação dos Resultados: a partir de 03 de junho de 2019
  • Prazo máximo de envio do trabalho completo caso o resumo expandido tenha sido aceito: até 02 de setembro
  • Inscrições: gratuitas e realizadas on-line antecipadamente ou na data do evento. Posteriormente o endereço do site será informado.

Para maiores informações acesse:XI Encontro Nacional sobre Migrações