Pesquisadores se reúnem para debater sobre a temática Políticas Migratórias Comparadas Brasil, Portugal e Espanha

O workshop inédito contou com a presença de pesquisadores em migração para discutirem sobre políticas migratórias comparada entre Brasil, Portugal e Espanha 

Na última segunda-feira (13/05), o Laboratório das Migrações Internacionais (LAEMI) e o Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), ambos sob a gestão do professor Leonardo Cavalcanti, organizaram um Workshop sobre Políticas Migratórias em Perspectiva Comparada entre Brasil, Portugal e Espanha. O evento ocorreu em formato híbrido, com parte dos participantes presentes na sala de situação do OBMigra, localizada no Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA), e outra parte participando remotamente de diferentes locais no Brasil e no mundo.

Conduzido pela coordenadora do Laboratório das Migrações Internacionais (LAEMI), Zakia Ismail Hachem, o workshop contou com a presença de pesquisadores e especialistas em políticas e estudos migratórios, além da equipe interna do LAEMI e do OBMigra. A discussão foi norteada pelo relatório da pesquisa Ad Hoc Políticas Migratórias no contexto nacional e internacional em perspectiva comparada, desenvolvido pelas pesquisadoras do OBMigra Jaqueline Bertoldo e Diana Amorim, que realizaram a apresentação do conteúdo para posterior debate. 

Com relação à participação no evento, Jaqueline Bertoldo relata que o Workshop foi uma excelente oportunidade para divulgar e debater com outros pesquisadores e especialistas no tema. “Foi muito gratificante compartilhar com os pesquisadores do LAEMI e com os convidados, que trouxeram suas experiências e contribuíram com uma perspectiva metodológica”, destaca. A pesquisadora avalia que os resultados foram positivos, abrindo espaço para considerar a ampliação de alguns aspectos da pesquisa.

O especialista em políticas migratórias da Espanha, Thales Speroni, destaca a importância estratégica do evento. “É crucial termos um espaço para debater sobre políticas migratórias que estejam em diálogo com o âmbito internacional, possibilitando contrastar as políticas implementadas e identificar boas práticas e elementos para aprimoramento”, afirma. 

Já a pesquisadora Nádia Almeida, especialista em migração em Portugal, ressalta que o evento foi muito proveitoso e destaca que o conteúdo trouxe amplitude e profundidade das informações, permitindo a geração de novas perspectivas para análise e a reflexão sobre políticas públicas. “Participar de um evento que aborda uma realidade compartilhada pelos brasileiros me fez sentir apoiada pelos meus colegas”, conclui.

Para fechar, a coordenadora Zakia Ismail Hachem, destaca a importância deste evento inédito para o aprendizado de todos os participantes. À frente das pesquisas financiadas pela FAP-DF e CNPq, que abordam a mesma temática, a coordenadora comemora o sucesso do encontro e enfatiza a necessidade de mais eventos similares tanto no início das pesquisas quanto durante o processo de desenvolvimento e conclusão das análises.

Agradecimentos aos participantes: Andréa Vetorassi, Diana Amorim, Jaqueline Bertoldo, Karol Lopes, Miguel Alabarta, Nádia Almeida, Tania Tonhiati e Thales Speroni.

Comissão organizadora: Zakia Ismail Hachem, Sarah Lemos, Larissa Gonçalves, Ana Lissa Duarte, Sarah Queiroz

Texto: Larissa Gonçalves, sob a supervisão de Zakia Ismail Hachem

Click Here
Click Here
Previous slide
Next slide
Pular para o conteúdo